Grandes varejistas estão aderindo ao movimento de apoio a pequenos e médios produtores, dando mais abertura a eles e flexibilizando suas políticas comerciais. A iniciativa já conta com a participação de mais de 100 marcas e varejistas como Carrefour, Pão de Açúcar, Quitanda, Mundo Verde, Raízs, St Marche, Selezione Fasano, Enxuto e Zona Sul, que assinaram o Manifesto das Marcas Locais. A ideia partiu da startup Local.e, que ajuda marcas locais a serem vendidas no varejo.

“Criamos a Local.e com o objetivo de trabalhar com as marcas locais e ajudá-las a entender melhor o varejo, a se aproximar dele e dos serviços para que sejam mais competitivas. Começamos com um ecossistema para que as marcas se fortalecessem e logo vimos a necessidade de iniciar um movimento em que elas pudessem se unir, dentro de uma mesma identidade, e que pudessem se aproximar de varejistas e consumidores. Afinal, não adianta as marcas fazerem bons produtos se o varejo não der uma chance a elas e o consumidor não começar a reconhecer e privilegiar essas marcas. O Manifesto veio com esse intuito, de unir essas forças e aproximar, trazer o varejo para olhar para as marcas e o consumidor também”, esclarece a cofundadora, Leila Okumura

As marcas são convidadas a assinar o Manifesto e, para isso, precisam fazer parte da comunidade da Local.e. No termo de compromisso, elas colocam as intenções de melhor governança, de saudabilidade dos produtos e qualidade dos ingredientes, sustentabilidade nos processos. E, de outro lado, a startup traz o varejo.